Configurações de Cálculo de Frete na Sua Loja Virtual
Lógica geral de frete
O termo "frete" refere-se ao serviço de transporte de mercadorias de um local para outro. Em uma plataforma de e-commerce, o frete desempenha um papel crucial na experiência do cliente e na operação eficiente do negócio.
Cálculo de Frete
- O frete é calculado com base em diferentes critérios, como peso, dimensões, valor e destino.
- Existem várias opções de cálculo, incluindo frete fixo, frete por item e frete por região(utilizando regras por CEP/produto), além do cálculo das transportadoras integradas.
- A base de origem para calculo de frete será o endereço do estoque do qual esta saindo o produto. Caso o estoque não tenha endereço cadastrado, será utilizado o padrão configurado no frete.
Opções de frete
- Oferecemos diversas opções de fretes integrados com transportadoras, além de frete personalizado e envio digital.
- Os clientes podem selecionar a opção desejada durante o processo de checkout.
Frete grátis
- Todas as opções de frete/transportadoras podem ser definido como frete grátis pelo lojista nas configurações do frete de forma individual.
Integrações com Transportadoras
- Nossa plataforma integra-se a diversas transportadoras para proporcionar opções flexíveis e eficientes, podendo assim, ativar o melhor frete para sua loja.
- Consulte a lista de transportadoras parceiras disponíveis na aba integrações.
Rastreamento de Remessas, Etiquetas e Notas
- Os clientes podem rastrear suas remessas por meio de links fornecidos pelas transportadoras, que são inseridos de forma manual ou automática, com o cliente recebendo via e-mail a notificação de rastreio.
- Ao utilizar um gateway de fretes que possuem geração de etiqueta, os dados de rastreio são preenchidos de forma automáticamente.
- Atualmente, os gateways que possuem geração de etiqueta são:
- Melhor Envio
- JadLog
- Kangu
- Intelipost
- Atualmente, os gateways que possuem geração de etiqueta são:
- Quando a etiqueta é gerada de forma automática, o icone de etiqueta é alterado conforme o status da geração.
- Preto: Caso o ícone da etiqueta estiver preto (padrao), significa que o pedido ainda não passou pelo processo de geração da etiqueta
- Erro: Caso a etiqueta tenha algum erro durante a sua geração, será salvo o erro, e a cor do ícone da etiqueta terá uma cor laranja, ao clicar será exibido o erro retornado pelo gateway.
- Sucesso: Caso a etiqueta seja gerada com sucesso, será salvo o link para impressão da etiqueta, código de rastreio e link para acompanhar a entrega (quando possível), além do ícone azul.
- Alguns gateways precisam de dados da nota fiscal para a geração da etiqueta de envio.
- Quando o pedido tem nota fiscal preenchida manualmente ou pelo emissor de notas, o icone de nota na listagem do pedido fica azul.
Regras de frete
- Todas as nossas opções de frete possuem tabela de regra de frete, podendo assim o logista cadastrar condições de valores, prazos, e taxas diferentes por faixas de CEP e produto.
- A regra de frete por produto são divididas pelas condições todos, incluir e excluir. Podendo assim ter um frete com condições normais para todos os produtos, e outro frete com condições especiais, como frete grátis, para produtos selecionados.
Valor mínimo/máximo do pedido e valor base
- Valor mínimo do pedido
- Configure um valor mínimo de compra para que os clientes se qualifiquem para determinadas opções de frete, incentivando compras mais substanciais.
- Valor máximo do pedido
- Estabeleça um limite superior para o valor do pedido elegível para certas opções de frete, proporcionando controle sobre as condições de entrega.
- Valor base de frete adicional
- Além das regras específicas por CEP, permitimos a definição de um valor base adicional que será somado ao custo total do frete. Isso oferece uma camada extra de personalização, útil para cobrir custos fixos ou incorporar taxas administrativas.