Guia de Configuração do MelhorEnvio na Plataforma WDNA

Funcionalidades

 

 

 

 

 

Configuração de ambiente e autenticação

Para configurar a cotação de frete e geração de etiquetas do MelhorEnvio, siga os seguintes passos

  • Tenha um cadastro no site do Melhor Envio
    1. Caso não tenha um cadastro, clique aqui
  • Dentro do dashboard da loja virtual WDNA, vá na aba Integrações, e clique em MelhorEnvio
  • Preencha todos os dados obrigatórios para cadastrar a integração
    1. Os dados do remetente serão utilizados em caso de geração de etiqueta onde o estoque não tenha um endereço definido
  • Para obter o token de autenticação, salve as informações na integração na loja, e clique para autorizar aplicação
  • Ao realizar o login, preencha todos os campos e autorize a aplicação
  • Após autorizar a aplicação, será salvo automaticamente o token e refresh_token
  • Com a aplicação autorizada, vai ser liberado o botão Buscar transportadoras
  • Cada transportadora terá suas modalidades com selects para habilitar a modalidade e serviços
    1. Transportadoras que precisam de uma agência de postagem, terá um botão Buscar agências para poder definir uma agência para cada estoque, que será utilizada na hora de gerar a etiqueta de frete

 

 

 

 

 

Expiração de token

Como a duração do refresh_token é de 2592000 segundos (30 dias), após passar metade desse tempo (15 dias) será feito a atualização do token, para sempre se manter funcional

 

Caso o token e o refresh_token expire, será necessário refazer a autorização no botão de autorizar aplicação;

 

 

 

 

 

Cotação de frete

Para realizar a cotação de fretes, primeiro deve ter sido realizado a autorização da aplicação e configuração do ambiente.

Com tudo configurado, deve ser habilitado as transportadoras desejadas, e seus serviços adicionais.

 

Feito isso, já estará disponibilizado a cotação de fretes na frente da loja a partir do checkout ou calculo de frete dentro do pedido, assim como no dashboard da loja ao inserir pedido de forma manual.

 

 

 

 

 

Geração de etiquetas

Para imprimir a etiqueta, primeiro deve ter um processo de checkout, compra, e geração, para assim ser liberado a impressão da etiqueta para o cliente.

 

Para realizar a geração e impressão da etiqueta, deve:
    • Gerar a etiqueta no botão de mais opções
      • Para gerar a etiqueta para somente um pedido:

 

 

Selecionando a opção de gerar etiqueta

 

 

      • Para gerar a etiqueta para dois ou mais pedidos:

 

 

Selecionando pedidos para gerar etiqueta

 

 

Selecionando a opção de gerar etiquetas em massa

 

 

  • Após isso, a geração de etiqueta será enviado à fila de processos, onde leva cerca de 1 minuto para gerar.
  • Terminando o processo de geração de etiquetas, o ícone da etiqueta que antes era preto, passará a ter uma cor para representar o status da geração. Segue abaixo o significado de cada cor.
  • Caso tenha sido gerado com sucesso, é só clicar no ícone da etiqueta que será redirecionado para o site do MelhorEnvio, onde pode ser feito a impressão da etiqueta, declarações e qualquer outro documento necessário para o envio.
    1. A etiqueta tem duração de 7 dias, caso não seja computado o envio do pacote, a etiqueta é cancelada automaticamente e o estorno é feito para a carteira MelhorEnvio.
  • Caso a etiqueta tenha sido gerada com erro, não ficará disponível o link para impressão, sendo assim, será feito o cancelamento da etiqueta, onde não será debitado do valor de carteira do cliente.
    1. A etiqueta pode ser gerada novamente através do botão de “Tentar novamente” ao clicar no ícone alaranjado, ou pelo processo padrão citado acima.

 

 

 

 

 

Cores do ícone da etiqueta

  • Preto: Caso o ícone da etiqueta estiver preto(padrao), significa que o pedido ainda não passou pelo processo de compra da etiqueta
  • Erro: Caso a etiqueta tenha algum erro durante a sua geração, será salvo o erro, e a cor do ícone da etiqueta terá uma cor laranja, ao clicar será exibido o erro puro, da forma que for enviada pelo MelhorEnvio
  • Sucesso: Caso a etiqueta seja gerada com sucesso, será salvo o link para impressão da etiqueta, código de rastreio e link para acompanhar a entrega(quando possível)

 

 

 

 

 

Código de rastreio

 

Ao realizar a geração da etiqueta de envio, se aplicável, o código de rastreio será retornado junto com a etiqueta para ser feito o acompanhamento do envio.

Caso contrário, receberemos o código e link para rastreio posteriormente através de notificações do Melhor Envio.

As informações de rastreio são definidas nas informações do envio de forma automática pelo Melhor Envio, não sendo necessário nenhuma alteração manual após a geração da etiqueta.